Segundo indicam os fatos históricos, foi no século XVII que no Rio Grande do Sul surgiu a forma gaúcha de se fazer o churrasco, que hoje se difundiu por todo país e tem até reconhecimento a apreciação internacional. Além disso, tornou-se sinônimo de festa e confraternização entre familiares e amigos.
A descoberta do churrasco é atribuída aos índios que abitavam a costa das três Américas. Eles assavam a carne ao ar livre, numa fogueira sobre pedras com auxílio de uma grelha de madeira verde. mas foi na região do grande pampa que o churrasco encontrou o seu ambiente ideal.
A pecuária sempre foi uma das maiores riquezas do Uruguai, da Argentina e do sul do Brasil, na chamada região dos pampas, e a lida do gado afastava os homens do campo por longos períodos de suas casas.
Pelo fato dos tropeiros ficarem dias afastados de casa o churrasco era uma forma mais pratica de fazer uma refeição, pois tudo oque era necessário para a preparação e refeição estava à mão: uma boa faca afiada, uma fogueira preparada em um buraco cavado no chão (fogo de chão), um espeto de vara que podia ser preparado na hora co galhos, um generoso pedaço de carne e sal grosso.A carne era cortada em pequenos pedaços e servida, iniciando a forma de servir, chamada de rodízio. E então os tropeiros se reuniam ao redor do fogo, contavam suas histórias e saboreavam o churrasco.
A carne assada era a refeição mais fácil de se preparar quando se passava dias fora de casa, surgindo assim o churrasco!
Imagem 1. Como ilustrado na figura o churrasco era feito, o fogo era feito no chão, e ao redor as estacas de madeira com a carne. Hoje este método não é pouco utilizados, porem existem tradicionalistas que fazem o seu churrasco desta forma, não deixando esta cultura morrer.
Churrasco atual no Brasil:
No Brasil, churrasco se refere a toda a carne assada na churrasqueira ou no estilo fogo no chão, quase sempre em grandes espetos na região sul, e grelha nas outras regiões.
Para o fogo, o mais comum é o uso de carvão, pela praticidade e facilidade de compra, porém os mais tradicionalistas defendem o uso da lenha. Existem também churrasqueiras à gás, pouco utilizadas por interferir no tradicional sabor do assado.
O tempero varia conforme o gosto e o costume local, podendo ser simplesmente sal grosso ou refinado, até as mais as mais elaboradas fórmulas. De longe, a carne bovina, mas também são muito apreciadas as carnes de origem suína, ovina, além de embutidos como a linguiça .
Churrasco no Mundo
Hoje existem churrascarias brasileiras espalhadas pelo mundo, que estão fazendo muito sucesso em países como Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Itália, Suíça, Inglaterra, Macau, Singapura e Tailândia. É a cultura brasileira e principalmente gaúcha se espalhando pelo mundo.
Obrigado pela leitura e até mais !Abraço dos churrasqueiros.
Por Luana Schwarzer e Arthur Bach, Capitã e Tenente.
Por Luana Schwarzer e Arthur Bach, Capitã e Tenente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário